quarta-feira, 16 de junho de 2010

Guerreira, não. Só mulher.

Engraçado duas mulheres terem dito isso de mim. Que eu sou uma guerreira. Como se fosse uma luta a vida que eu levo. Não é. É cheia de afeto. Acho que a vontade de correr para um lado e outro, de enfrentar a rotina sem medo, de criar meus filhos de peito aberto, porque eles sabem que também sofro e tenho dúvidas, não é luta. É apenas a vida que escolhi viver.

As escolhas poderiam ter sido outras. Em algumas ocasiões foram. Por vezes me dá vontade de apenas sair por aí, sem compromisso, sem pressão, sem destino. Me dá alegria saber que em alguns momentos poderei fazer isso. Porque minha mente viaja, porque tenho esperança ou porque eu sonho.

Não há guerra. Há conflitos. Não há luta. Há meus dias. Há coisas ruins, sem dúvida. Solidão seria uma, se eu não tivesse por perto amigos tão queridos. Todos. Os abusados, os calados, os em dúvida. Os atrevidos, os inquietos. Sim. Talvez seja isso. Inquietude.

Isso eu sinto e sei que sou. Parece que algo sempre está prestes a acontecer. Parece que posso perder o bonde, o trem, o avião. Parece que, se eu deixar, o tempo vai passar por mim e eu não estarei com a janela aberta.

Guerreira pra mim é a cobradora do ônibus, a catadora de papel, a mulher de sandália rasteira que vai buscar o bolsa-família carregando os filhos, a mãe de uma criança doente, a minha empregada. Ela sim, e mesmo assim dona de um sorriso tão bonito e de um olhar generoso para com meus filhos.

Não me considerem, nem hoje nem amanhã, uma guerreira. Seria valorizar demais a rotina de uma mulher que sustenta casa, família, trabalha, e encontra tempo para amar, divertir-se, encontrar amigos onde eles estão. Não há guerra. Meus fantasmas se afastaram há muito. Continuo a viver. Estou impregnada de vontades e paisagens escondidas. E com a alma plena.


Carlota

16062010.

Um comentário:

  1. o negócio é deixar as janelas bem abertas para essa loucura e delícia chamada vida!

    Um cheiro da chará, carlinha - anete!

    meu blog - www.catando-vento.blogspot.com

    ResponderExcluir